terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ajudem a salvar a saúde das nossas filhas!

Acabei de ler um artigo sobre a maquiagem infantil. Já escrevi sobre isso e sobre como consegui controlar um pouco da vaidade desvairada da Sophia.
O artigo fala sobre como as meninas se maquiam cada vez mais cedo e como isso desperta a erotização infantil e o interesse dos pedófilos. Como mãe de menina, eu sei o quanto é difícil falar sobre esse assunto, mas existe um outro problema que temos que enfrentar e é tão ou mais grave do que a maquiagem das nossas meninas: os sapatos de salto alto!
No último fim de semana fui ao shopping comprar uma sandalia para a Sophia ir à escola. Fiquei espantada com a quantidade de modelos com salto alto para as crianças! E são, justamente, aquelas que as meninas mais querem: Barbie, Xuxa, Hello Kitty, etc, etc.. e como se não bastasse o apelo dessas marcas pelo salto alto, ainda fazem aqueles brindes que encantam as crianças: bolsinha-não-sei-do-quê, pulseira-não-sei-das-quantas...
E de repente, nós, pais, ficamos responsáveis por decidir comprar ou não um produto extremamente prejudicial à saúde das nossas filhas e que, ainda por cima, ajuda e erotizá-las e expô-las aos pedófilos.  Mas, o que devemos responder às nossas filhas quando elas nos pedem uma sandalia de salto alto e complementam dizendo: "Mas a fulninha da minha escola tem uma dessas!" ?
Alguém pode estar pensando que é exagero meu, mas será que é mesmo?
Não é verdade que o uso do salto alto durante a fase de crescimento resulta em problemas graves na estrutura óssea da criança? Será que devo responder à minha filha, quando ela me pergunta porque não pode ter uma sandalia das Princesas que tem salto alto e pulseirinha, que o uso do salto alto na idade dela pode causar mudança de postura, bolhas, calosidades, alteração da unha, arqueamento ou retração dos dedinhos e manifestação dos joanetes, além de problemas mais graves na estrutura óssea dela? Será que ela entenderia?
A questão é: porque ainda permitem que as empresas calçadistas lancem mão de um artifício tão baixo para venderem mais e mais às custas da saúde das nossas crianças? Quantas das mães têm essa consciência e o sangue frio de negar à sua filha algo que todas as suas amiguinhas usam, menos ela?

Quero deixar registrado o meu apelo:
Autoridades, por favor, proibam o comércio desse tipo de produto!
Mães, divulguem, deixem de comprar e me ajudem a salvar a saúde das nossas meninas antes que seja tarde demais!

Mamãe Ju.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cadê o meu bebê?



Tenho que confessar: ADORO crianças de chupeta!
E quando eles estão com aquela carinha de sono e a chupeta na boca? Dá uma vontade de dar colinho, não dá? Mas tive (contra a minha vontade) que tomar uma atitude e incentivar minha filha a largar a chupeta....
Na Páscoa já havia tentado. Disse pra ela que se desse a chupeta para o coelhinho, ele traria um ovo bem grande de chocolate pra ela. Sophia é LOUCA por chocolate, mas sabem o que ela me disse:
_ Não.. mamãe.. não preciso de chocolate.
Fonfonfonfon.... não deu certo!
Mas olhei pra ela esses dias e vi que algo não estava combinando. Ela já está tão mocinha, cada dia mais com carinha de criança e menos com carinha de bebê (ai, que saudades do meu bebê!). Então disse:
_ Filha, o Papai Noel me ligou e disse que se você der a chupeta pra ele no Natal, ele vai te trazer mais um presente.. surpresa!
E, dessa vez, ela topou. Esse prazo que dei até o Natal, na verdade era pra mim. Eu precisava me preparar pra deixar de ver aquela carinha tão linda de chupeta. Acho que, de alguma forma, a chupeta era o último contato que eu tinha com o meu bebezinho.. ela cresceu tão rápido! Eu sei que isso é egoísmo meu, mas que mãe nesse mundo não é um pouco egoísta?
Outro dia, ela veio com a carinha mais linda desse mundo e me perguntou, com a testa franzida:
_ Mãe, eu só vou dar a minha chupeta para o Papai Noel no Natal, né?
_ É, sim, filha.
_ Então, me dá a chupeta?
Isso era um sinal de que ela já estava se preparando para a "separação". Até a última segunda-feira: o pai dela ligou convidando-a para almoçar com ele no Shopping. Eu disse a ela que o Papai Noel estaria lá e, para a minha surpresa, ela me respondeu:
_ Então, vou entregar minha chupeta pra ele!
_ Mas, filha.. você tem até o Natal pra fazer isso... não quer que a mamãe te leve lá outro dia pra entregar?
_ Não, mamãe, ele vai estar lá hoje, então eu tenho que levar hoje!
_ Tá bom...
Ela estava realmente decidida! E quando ela está assim, nada e nem ninguém consegue dissuadí-la. Com uma leve dorzinha no coração, entreguei a chupeta a ela.
Algo dentro de mim me dizia que meu bebê estava indo embora com aquela chupeta e quem voltaria para a casa era, definitivamente, uma mocinha.
Essa será a nossa terceira noite sem a chupeta. Estou muito orgulhosa da mocinha firme e decidida que ela se tornou, mas morro de saudades do meu bebê!

Mamãe Ju.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ler faz crescer: kit de livros grátis!

Mamães e papais,
Olhem só que legal! Recebi por email e já encomendei o nosso kit.. é só fazer o cadastro que eles enviam um kit com 4 livrinhos:
http://www.lerfazcrescer.com.br/#/home

















Vamos incentivar nossos pequenos a serem grandes leitores no futuro... só a educação pode salvar esse país!

Mamãe Ju.

Em defesa da honra de uma mãe

Um dia, a Sophia voltou da escola com uma cestinha de vime cheia de peixinhos coloridos, feitos de pano, com um metalzinho pendurado na ponta, e uma varinha de pescar com uma cordinha amararndo um imã. Era a lembrancinha da festinha de aniversário do Lucca, um amiguinho da sala dela. As crianças amaram! A Sophia, então, saía por aí "pescando" tudo o que via pela frente! O melhor de tudo é que foi a própria mãe do Lucca quem fez a lembrancinha. Uma graça!
A escola dela tem dessas coisas, e eu adoro: apesar de não ser uma dessas escolas "naturebas" que (des)educam as crianças sob a filosofia de que devem ser livres para fazer o que bem entendem sem qualquer limite, é uma escola com uma educação ambiental bem legal. As crianças plantam e colhem os alimentos que plantaram para a aula de culinária, reciclam o lixo, separam os restos das frutas do lanche para o adubo da horta, cuidam de peixinhos na sala de aula, montam minhocário, etc. E também são as próprias crianças quem confeccionam os presentes de dia dos pais e das mães. Assim, elas participam do presente e se sentem orgulhosas por terem feito aquilo com as próprias mãozinhas.
E, então, no dia da festinha do Lucca, minha irmã me disse:
_ Ahhh... quero ver você fazer a lembrancinha de aniversário da Sophia!!!
Gente... nunca se deve falar isso a uma mãe! Eu sou a pessoa mais desajeitada para trabalhos manuais que eu conheço, mas era a minha honra de mãe dedicada que estava em jogo! Não podia deixar barato!
Comecei a procurar na internet uma idéia de lembrancinha que eu pudesse fazer, quando me deparei com aqueles bonequinhos ecológicos feitos de meia fina com alpiste na cabecinha, e a criança vai regando até nascer o "cabelinho" de matinho. Era uma idéia ótima porque favorece a interação da criança com a natureza, de uma maneira divertida. estava decidido!
Comprei todo o material necessário e começamos a fazer..juntas! Ela me ajudava a escolher os olhinhos, a boquinha, montava a carinha e eu colava. Foi uma diversão, não só pra nós duas, como pra família toda. Quando me dei conta, até o tio dela estava montando bonequinhos!
Mas quem mais se divertiu mesmo, fui eu ao ver que eu era, sim, capaz de produzir algo para a minha filha e vê-la toda feliz e orgulhosa mostrar para os amiguinhos e para a professora, a lembrancinha que fizemos juntas.

Mamãe Ju.

sábado, 13 de novembro de 2010

O que você quer ser quando crescer?

Perguntei pra sophia:
_ O que você quer ser quando crescer?
_ Princesa mosqueteira! E você, mamãe?
_ Eu já sou advogada...
Então ela respondeu:
_ O que é isso? Fantasia??

Hahahaha!!! Que linda, né gente?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tem mamãe que é menino e papai que é menina

Ontem a Sophia me disse que "tem mamãe que é menino e tem papai que é menina".
E eu perguntei:
_ É mesmo, filha? E quem te ensinou isso?
_ Ninguém, mamãe... eu sei!

Não é, no mínimo, surpeendente ouvir isso de uma criança de 4 anos de idade? Sempre ensinei que temos que respeitar as pessoas e é assim que eu penso. Não acho que uma pessoa deve ser respeitada porque é mais velha, mais rica, ocupa uma posição social superior, ou por qualquer outro motivo semelhante. Uma pessoa merece respeito pelo simples fato de ser uma pessoa.. e pronto! Se todos agissem assim, não haveria discriminação, preconceito de nenhuma espécie.
Mas a questão aqui não é bem essa. Minha filha, com 4 anos de idade, simplesmente constatou por conta própria que "tem mamãe que é menino e papai que é menina"! E essa constatação foi tão natural pra ela quanto deveria ser pra todo mundo.
Observando a Sophia e meu sobrinho, Gabriel, cheguei à conclusão de que o futuro da humanidade está a salvo e em ótimas mãos! Quem tem filhos pequenos vai entender o que quero dizer: as crianças de hoje são, de fato, a salvação do mundo. Nossos filhos, desde já, aprenderam a reciclar, economizar água, plantar árvores, cuidar de animais, amar a natureza e...respeitar a diversidade!
E criá-los assim é fácil. Basta evitarmos contaminá-los com os nossos preconceitos, ensinarmos a viverem de coração aberto, a descobrirem as coisas e a chegarem às suas próprias conclusões...pronto!
Sabem qual foi a sensação que senti ao ouvir aquela frase da Sophia? A sensação de que coloquei um tijolinho para a construção de um mundo melhor.

Mamãe Ju

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Coco Chanel



Eu costumo dizer que nós  sabemos que estamos ficando velhos quando não entendemos mais nada do que os adolescentes falam. Hoje, além de me sentir velha aos 30 anos, me senti ultrapassada!
Fui levar a Sophia à escola e ouvi duas crianças conversando:
_ Entendeu quem é Coco Chanel?
Então olhei para aquela garotinha com ares de uma mulher feita e disse:
_ Nossa! Coco Chanel... que chique!
_ É.. a Coco Chanel é a minha inspiração!
Pára tudo, gente! Era aquela criança mesmo que estava me dizendo aquilo?

A outra criança que estava na conversa, completou:
_ E a minha inspiração são seis cantoras e uma "atora".
_ Jura? E quem são?
E então ela começou a listar os nomes das musas inspiradoras dela mas, sinceramente, eu não saberia nem reproduzir! A única coisa que eu sei é que naquela lista havia nomes franceses, italianos e americanos.. é só o que sei!
A cada nome que ela dizia, meus olhos iam se tornando mais e mais arregalados e eu ia ficando mais e mais pequena. Se eu não estivesse dentro da escola da Sophia, juro que ia pensar que era uma pegadinha!
Sem ter o que dizer, perguntei para a primeira garota (aquela da Coco Chanel, sabem?):
_ Em qual ano você está?
_ Segundo ano, primeira série.
Meu Deus! Aquela criança, além de ser inspirada por Coco Chanel, ainda sabia traduzir em série, o ano que cursava na escola, o que me fazia deduzir que ela deveria ter apenas 6 ou 7 anos!!!
Sua amiga me disse que estava no quinto ano, quarta série, portanto, deveria ter uns 10 ou 11 anos. E completaram dizendo que a Ana (uma terceira criança que chegou depois), também estava no segundo ano, mas não sabia qual era a sua inspiração. Então, eu, a esta altura totalmente sem palavras e com a moral arrastada na lama, respondi:
_ Não tem problema! Quando ela já estiver na quinto ano, já vai ter descoberto a sua inspiração...

As crianças de hoje não têm mais ídolos, têm "inspiração", e não pensem que qualquer um pode chegar assim inspirando uma criança: tem que ter "gabarito", corresponder à altura!. E eu, naquela idade, no máximo era fã da Xuxa...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pare Agora!!!

Acabei de me lembrar de mais uma "pérola" da Sophia.
No final do no passado, aconteceu uma apresentação de fim de ano na escolinha dela. É tradição da escola preparar uma apresentação de 3 dias com todas as turmas da escola no teatro da FIESC aqui em Floripa. Essa apresentação foi muito elucidativa pra mim porque nesse dia pude compreender todas as músicas que a Sophia cantava pela casa e eu não tinha a menor idéia do que pudesse ser.
Uma das turmas dos "grandes" como Sophia gosta de chamar, montou uma apresentação com aquela música Pare o Casamento, da Wanderléia. Era uma graça! As crianças se vestiram com roupas dos anos 60 e dublaram a música e tal. Ela adorou o show! Cantava, dançava, batia as mãozinhas...
Um dia estávamos jantando e ela fazendo bagunça, não parava quieta, não comia, mexia em tudo. Eu pedia pra ela parar e ela não obedecia. Falei uma, duas, três vezes e nada! Quando havia esgotado todo o meu repertório de pedidos, conversas, ordens e caras feias, perdi totalmente a minha paciência!
Escolhi a minha cara mais brava, olhei bem fundo nos olhos dela e disse:

_ SO-PHI-A PÁRA A-GO-RA!

Então ela parou o que estava fazendo, esticou a mãozinha pra mim em sinal de pare e respondeu:

_ Pare agora, senhor Juiz!!!!


Agora, me digam: dá pra educar essa criança?????

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Comer, comer, é o melhor para poder...ficar bonita!!!

A vaidade feminina é tão poderosa que ela não precisa ser, necessariamente, algo ruim para uma criança.
Essa lição, aprendi com minha mãe.
Já repararam como toda criança passa por uma fase de preconceito alimentar? É aquela fase em que começam a "torcer o nariz" para o prato: não gostam disso porque é verde, daquilo porque é roxo e daquilo outro porque tem aparência estranha. E nós, pobres mães em desespero, só faltamos fazer promessa pra nascer um espinafre cor-de-rosa pra ver se fica um pouco mais atraente!
E cada uma faz o que pode: umas mudam os nomes, dão apelidos engraçados, decoram os pratos com carinhas...
Sophia sempre foi louca por sucos. Nas minhas primeiras tentativas, comprei uma daquelas máquinas de suco e fazia o que eu chamava de "suco de salada". E misturava laranja, maçã, espinafre, couve, e sei lá mais o que tinha na geladeira. Até que deu certo por um tempo, mas a medida em que ela ia crescendo, não caía mais nas minhas armadilhas gastronômicas...
Até que um certo dia, estávamos jantando enquanto Sophia fazia caretas para o prato. E minha mãe perguntou:
_ O que foi? Não vai comer tomate?
_ Não gosto, vovó!
_ Ah... que pena! O tomate faz  boca ficar tão bonita que parece que a gente passou batom!

Nesse momento, todos prendemos a respiração e olhamos para a Sophia. Ela olhou para a avó com os olhinhos brilhantes e disse:
_ Eu ADORO tomate!

 A cada pedacinho de tomate que comia, mostrava a boquinha, toda orgulhosa de sua beleza, para que nós a elogiássemos. E nesse dia Sophia fez as pases com a comida! Até hoje, a cada novo alimento que experimenta, ela pergunta "o que esse faz bonito?".
Então, entendi que poderia canalizar toda a vaidade de Sophia para o seu próprio bem. E o mais importante: poderia incentivá-la a se alimentar bem sem ter que enganá-la, porque, de fato, todos os alimentos saudáveis contribuem de alguma maneira para a nossa beleza também!
Comprei um desses livros que falam sobre alimentos e vitaminas para poder ensiná-la melhor sobre o que cada alimento "faz bonito". E se eu conseguir fazer com que ela leve para a vida o hábito de uma alimentação saudável, já me sentirei recompensada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...