terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ajudem a salvar a saúde das nossas filhas!

Acabei de ler um artigo sobre a maquiagem infantil. Já escrevi sobre isso e sobre como consegui controlar um pouco da vaidade desvairada da Sophia.
O artigo fala sobre como as meninas se maquiam cada vez mais cedo e como isso desperta a erotização infantil e o interesse dos pedófilos. Como mãe de menina, eu sei o quanto é difícil falar sobre esse assunto, mas existe um outro problema que temos que enfrentar e é tão ou mais grave do que a maquiagem das nossas meninas: os sapatos de salto alto!
No último fim de semana fui ao shopping comprar uma sandalia para a Sophia ir à escola. Fiquei espantada com a quantidade de modelos com salto alto para as crianças! E são, justamente, aquelas que as meninas mais querem: Barbie, Xuxa, Hello Kitty, etc, etc.. e como se não bastasse o apelo dessas marcas pelo salto alto, ainda fazem aqueles brindes que encantam as crianças: bolsinha-não-sei-do-quê, pulseira-não-sei-das-quantas...
E de repente, nós, pais, ficamos responsáveis por decidir comprar ou não um produto extremamente prejudicial à saúde das nossas filhas e que, ainda por cima, ajuda e erotizá-las e expô-las aos pedófilos.  Mas, o que devemos responder às nossas filhas quando elas nos pedem uma sandalia de salto alto e complementam dizendo: "Mas a fulninha da minha escola tem uma dessas!" ?
Alguém pode estar pensando que é exagero meu, mas será que é mesmo?
Não é verdade que o uso do salto alto durante a fase de crescimento resulta em problemas graves na estrutura óssea da criança? Será que devo responder à minha filha, quando ela me pergunta porque não pode ter uma sandalia das Princesas que tem salto alto e pulseirinha, que o uso do salto alto na idade dela pode causar mudança de postura, bolhas, calosidades, alteração da unha, arqueamento ou retração dos dedinhos e manifestação dos joanetes, além de problemas mais graves na estrutura óssea dela? Será que ela entenderia?
A questão é: porque ainda permitem que as empresas calçadistas lancem mão de um artifício tão baixo para venderem mais e mais às custas da saúde das nossas crianças? Quantas das mães têm essa consciência e o sangue frio de negar à sua filha algo que todas as suas amiguinhas usam, menos ela?

Quero deixar registrado o meu apelo:
Autoridades, por favor, proibam o comércio desse tipo de produto!
Mães, divulguem, deixem de comprar e me ajudem a salvar a saúde das nossas meninas antes que seja tarde demais!

Mamãe Ju.

7 comentários:

  1. A sociedade têm estabelecido um padrão de beleza desde cedo para os pequeninos, concordo com a mamãe Ju... Isso fez-me lembrar de uma matéria que li recentemente sobre o aumento da quantidade de crianças com anorexia. Bem, é outro assunto, mas acredito que isso, entre outras coisas, pode desencadear uma doença. Rótulo é para produtos e não para crianças.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho meninas, tenho dois meninos, mas a preocupação com os pedófilos independe do sexo. Não usaria um sapato de salto na minha filha se tivesse uma, acho que a infância combina com calça curta sapato baixo, para poder correr e brincar bastante, também acho horrível menina super maquiada, fica muito artificial, um brilhozinho nos lábios ou um esmalte suave ainda vai, mas não sempre, só em ocasiões especiais.
    Boa semana!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você. Criança é criança e não mini-adulto, né.
    Bjs
    Adorei seu blog.
    Gabriela
    http://mamiemimos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ju, briguei inumeras vezes com a Melissa por causa destes 'benditos' saltos. Nunca comprei aguentei muito: _Vc é a pior mãe do mundo! Acredita claro que não na minha cara, mas ouvia o resmungo,rsrsrs e a cara dela nem precisava falar...Bem eis que no Natal de 2010 já com 9 completos fui comprar uma sandália e a moçoila me convenceu a comprar um saltinho da Pampili. Concordei porque sabia que a tal seria usada de vez em nunca se dependesse de mim. A manina ficou tão feliz não tem noção, tipo se achando mocinha. Mas para minha felicidade passou, voltou as boas sapatilhas que amo.
    Bjs.
    Ps.: Da próx. vez que eu for postar nos seus comentários te mando e-mail, juro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...