terça-feira, 16 de novembro de 2010

Em defesa da honra de uma mãe

Um dia, a Sophia voltou da escola com uma cestinha de vime cheia de peixinhos coloridos, feitos de pano, com um metalzinho pendurado na ponta, e uma varinha de pescar com uma cordinha amararndo um imã. Era a lembrancinha da festinha de aniversário do Lucca, um amiguinho da sala dela. As crianças amaram! A Sophia, então, saía por aí "pescando" tudo o que via pela frente! O melhor de tudo é que foi a própria mãe do Lucca quem fez a lembrancinha. Uma graça!
A escola dela tem dessas coisas, e eu adoro: apesar de não ser uma dessas escolas "naturebas" que (des)educam as crianças sob a filosofia de que devem ser livres para fazer o que bem entendem sem qualquer limite, é uma escola com uma educação ambiental bem legal. As crianças plantam e colhem os alimentos que plantaram para a aula de culinária, reciclam o lixo, separam os restos das frutas do lanche para o adubo da horta, cuidam de peixinhos na sala de aula, montam minhocário, etc. E também são as próprias crianças quem confeccionam os presentes de dia dos pais e das mães. Assim, elas participam do presente e se sentem orgulhosas por terem feito aquilo com as próprias mãozinhas.
E, então, no dia da festinha do Lucca, minha irmã me disse:
_ Ahhh... quero ver você fazer a lembrancinha de aniversário da Sophia!!!
Gente... nunca se deve falar isso a uma mãe! Eu sou a pessoa mais desajeitada para trabalhos manuais que eu conheço, mas era a minha honra de mãe dedicada que estava em jogo! Não podia deixar barato!
Comecei a procurar na internet uma idéia de lembrancinha que eu pudesse fazer, quando me deparei com aqueles bonequinhos ecológicos feitos de meia fina com alpiste na cabecinha, e a criança vai regando até nascer o "cabelinho" de matinho. Era uma idéia ótima porque favorece a interação da criança com a natureza, de uma maneira divertida. estava decidido!
Comprei todo o material necessário e começamos a fazer..juntas! Ela me ajudava a escolher os olhinhos, a boquinha, montava a carinha e eu colava. Foi uma diversão, não só pra nós duas, como pra família toda. Quando me dei conta, até o tio dela estava montando bonequinhos!
Mas quem mais se divertiu mesmo, fui eu ao ver que eu era, sim, capaz de produzir algo para a minha filha e vê-la toda feliz e orgulhosa mostrar para os amiguinhos e para a professora, a lembrancinha que fizemos juntas.

Mamãe Ju.

2 comentários:

  1. Ser mãe também significa aprender coisas diferentes para poder acompanhar os filhos. Parabéns, você superou com louvor as suas limitações!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. O que a gente nãofaz por esses pequenos, né Adri? Rsss...
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...