quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Filho Único

Hoje assisti a uma reportagem no programa da Ana Maria Braga (muitas de vocês devem ter assistido... ou não!) sobre filhos únicos, que achei interessante.
A reportagem se baseava em um estudo que dizia que os filhos únicos são mais felizes.
 Eu e a Ana Maria ficamos intrigadas com esse estudo! Ela disse que, por ser filha única, sempre quis ter irmãos e que depois que os pais morreram, por mais que tivesse tios que adorasse, sentiu como se a família tivesse acabado. Já eu, sou a terceira de quatro filhos, fui a caçula durante 11 anos, então, sei bem como é ter irmãos mais velhos e mais novos. Sempre achei que o ideal era ter dois filhos, para fugir daquele estigma do filho único mimado, e para que os irmãos pudessem ser companheiros, principalmente depois da morte dos pais, como bem observou a Ana Maria.
Só depois que Sophia nasceu que a minha opnião sobre filhos únicos mudou um pouco. Sim, eu penso em ter mais um filho algum dia, mas não sinto mais como se isso fosse condição determinante para que Sophia seja feliz. É preciso ter condições financeiras para se ter um filho... mais de um, então, nem se fala! Fui criada numa época em que ainda havia ótimas escolas públicas. Hoje em dia, ninguém coloca um filho numa escola pública por opção. No meu caso, em especial, para que eu tenha mais um filho, é preciso haver um pai. E eu não repetiria a aventura de gerar mais um filho ainda solteira.
A reportagem apontou três motivos pelos quais, atualmente, os filhos únicos são mais felizes:

1. Não precisam dividir a atenção dos pais.
2. Não sofrem com as brincadeiras de mal gosto dos irmãos (e como eu sofri!).
3. Têm todo o investimento financeiro da família voltado para si.

De fato, são três grandes motivos! Mas o psiquiatra Içami Tiba (entrevistado no programa), lembrou que para que essa felicidade dê certo, os pais devem ter a sabedoria de não criar seu filho como um "filho único". Isso porque, se os pais só se dedicam em servir os filhos, prejudicam o desenvolvimento e a autonomia daquela criança, e o indivíduo que é "servido" dentro de casa vai querer ser "servido" pela sociedade também. E é aí que começam todos aqueles problemas de comportamento e caráter daqueles que acreditam poder tudo. Vejam, a família é o espelho da sociedade. Pra mim, é como um treino: a maneira como uma pessoa se comporta dentro da sua família, é a mesma maneira como irá se comportar fora dela.
Segundo Içami Tiba, não se fala mais em solidão quando se trata de filho único. Porque as crianças, hoje em dia, vão para a escola muito mais cedo que as crianças de antigamente e, desde cedo, aprendem a conviver em pares.
Confesso que a reportagem me tranquilizou e reforçou algo que eu já sentia, mas não sabia explicar.

Conclusão: não importa quantos filhos você tenha ou quantos decida ter, a felicidade do seu filho só depende da sua atitude perante ele e perante a vida.

11 comentários:

  1. Tem selinho pra você no blog!
    http://migre.me/2Z04x
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida, assunto polêmico, hein?
    Vê só...eu tenho 2 irmãos, família super estruturada e tal...nao disputo a atenção dos meus pais, eles são super justos em relação a isso (ou talvez eu ache isso por ser a única mulher, a única com filhos e a única q mora na mesma cidade, então é natural que eu tenha mais atenção, mas nao vejo meus irmãos se queixando disso)...
    Também não sofri com brincadeiras dos irmãos, sempre convivemos na paz, e hoje nos gostamos, respeitamos e ajudamos muito...
    Quanto ao aporte financeiro, todos estudamos nas mesmas escolas particulares, todos fizemos universidades públicas...mas cada um seguiu seu caminho e teve suas escolhas, entao meus pais ajudaram de acordo com a necessidade e a demanda...

    Não assisti a reportagem, pelo que você falou concordei apenas com a parte que fala que as crianças vao mais cedo pra escola, que vivem sempre em pares...mas e quando são adultos?? O mundo é outro, a realidade é outra.

    Tô questionando isso pq tô no processo de decisão: dar ou não um irmãozinho a minha Alicinha rsrsrsrs

    Beijosss
    Gabi
    estilinhoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi!
    Pois é... a reportagem foi totalmente baseada na vida das crianças e realmente elas crescem e as coisas mudam. Apesar de ter sido a caçulinha e ter sofrido com as brincadeiras, nunca desejei não tê-los e hoje sou muito amiga de meus irmãos. Só acho que a reportagem derrubou aquele mito (que pelo menos eu acreditava) que é impossível ser feliz e filho único ao mesmo tempo, sabe?
    Mas, a julgar pela sua família, tão bem estruturada e feliz, tenho certeza de que se você decidir dar um irmãozinho pra sua Alicinha, saberá dar a eles a mesma criação que recebeu, Gabi. E serão tão felizes quanto você e seus irmãos foram na infância!
    Muitos beijos,
    Mamãe Ju.

    ResponderExcluir
  4. oi, eu sempre entro no Vestido de rodar e o nome me chamou atenção. Logo vi que a Sophia era inspiração de dois blogs! Qto ao post minha filha será filha unica por força da situação financeira e falta de saúde da mãe (eu). Tive 5 irmãos e sempre disputei a tapas ñão só a atençao, mas tudo em casa. Gosto que sejamos muitos, mas nao foi fácil. Hoje todos me ajudam ou ajudaram de alguma força e sou grata a Deus por ter tantos irmãos. Mas a alana (minha filha) demanda muita energia, gasto e saúde e infelizmente não temos nada disso sobrando. Acho que depende de como os pais tratam o unico, não como servido, mas como colaborador, pra que isso se reflita na sua vida lá fora (da familia). fale demais e to te seguindo. passa lá no blog pra nos conhecer. parabéns pels linda filha e pelo blog. bjs
    nanci e alana do blog alaníssima
    www.minha-alana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Filho Unico ou não depende muito de como foi a própria infancia..geralmente os filhos unicos vivem querendo um irmãozinho, porque não sabem o que significa tê-lo, (só que não sera um briquedo que depois de usar vai guarda-lo em uma gaveta ou um amiguinho que depois de brincar vai para sua casa,...ele estará la sempre) mas os que os tem enfrentam sim alguns problemas de ter que dividir tudo, e somente depois que crescem os irmãos passam a ser a sua familia e percebem que não saberiam viver sem ele..o assunto é polemico e tem varios angulos e todos corretos..Mas acho que criança é como um adulto, tem hora que quer ficar sozinha e tem hora que adoraria ter algum pra brincar, o importante é estarmos preparados para sermos o que somos..úncos ou não.
    Reparem que todos que comentaram o fizeram conforme suas próprias experiencias tendo condiçoes finaceiras até pode ser bom, não faltará nada pra ninguem, mas, e quem não tem? A dificuldade é maior.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, acompanhava seus textos no Vestido de Rodar (e agora também pelo Meu Mundo de Sophia) e foi através deles que fui descobrindo a Sophia das fotos. Fiquei feliz por ter gostado do post sobre a Sophia, ela é linda, uma top.

    Beijinhos.
    http://kids-and-baby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a Siii ... mamãe da Bela 7 meses e achei o seu blog encantador
    Quanto ao assunto "filho unico" realmente muito polemico, rsrsrsrs .... existem muitos prós e muitos contras como em tudo na vida, então ....

    O nome Sophia é lindo !!!

    Beijos da sua mais nova seguidora, rs

    ResponderExcluir
  8. Oi. Bom dia!
    Pois é sou eu que raptei a Sophi.
    Mas não se preocupe que não vou pedir resgate. Mesmo pq não vou devolver kkkkkk
    Eu sou a caçula de 5 filhos e sempre fui muito bajulada.
    Já convivi com filhos únicos e o que os difere é a educação que recebem.
    Não possuo filhos. Mas meu marido diz que se os tivesse iria mimá-los demais. Pq mimo minha cachorrinha...como saberei? Não posso ter e tbm não penso em adotar.
    Uma boa semana, prazer em ti conhecer e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu post e seu blog.
    Tudo aqui parece ser feito com muito carinho, adoro isso!
    Vim parar nele depois de visitar o "Vestido de ROdar" da minha amiga Rê, um blog que adoro também.
    Vou te seguir pra poder voltar e acompanhar as novidades.
    Uma ótima quarta-feira pra vc.
    Beijos, beijos!!!
    Twitter: @tokabrasil
    www.blogtokabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ju, eu que amei!
    Aliás, estava lendo seu blog agora e só pra constar, admiro ainda mais. ;o)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Menina!!!! Tb adorei conhecer vc e a filhota coisa mais querida deste mundo!!! Que família linda que vcs tem!!!! AAAA fiquei sabendo da novidade... mamy me contou.... parabéns a todas e principalmente a Mana Flavia o Biel e o Papy por mais um integrante nesta bela família!!!
    Milhões de beijocas
    Dani

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...